Fórmulas Allos Panorama geral
Quando se usam fórmulas do Excel para cruzar informação, obter resultados e construir relatórios, é necessário:
- Ter os dados necessários em Excel;
- Usar fórmulas standard do Excel para obter os resultados pretendidos.
Com o Allos, os dados continuam na Base de Dados e as fórmulas, embora funcionem como as do Excel, são desenhadas à medida das necessidades de cada empresa.
As fórmulas Allos utilizam exatamente a mesma configuração que as fórmulas Excel. No caso de se querer que a fórmula Allos fique fixa numa célula, linha ou coluna, também é utilizado o caracter especial “$” (F4). Assim o utilizador pode, com a mesma fórmula, preencher um relatório ou uma tabela inteira.
Adicionalmente, sendo idênticas, no funcionamento, às restantes fórmulas do Excel, podemos combinar várias na mesma célula, utilizando os mecanismos do Excel para validação. Por exemplo a fórmula “=SE” (“IF” em Inglês) pode ser utilizada como fórmula auxiliar para, caso a fórmula Allos não traga resultados, se evite células com o valor zero, #N/A ou #VALOR.
Para se verificar o que cada uma das fórmulas está a calcular, podemos selecionar o símbolo de fórmula, fx, tal como no Excel.
Em resumo, as fórmulas Allos são criadas à medida das necessidades especificas de cada empresa, mas como funcionam como fórmulas Excel, quem sabe utilizar o Excel, sabe utilizar o Allos.
Em artigos seguintes, vamos analisar em detalhe os diversos tipos de fórmulas Allos, assim como a forma simples, rápida e autónoma como cada utilizador pode criar uma fórmula Allos, sem necessidade de saber de programação.
Siga-nos no Linkedin